A tecnologia de impressão 3D na Prototipagem Rápida em Odontologia já oferece a possibilidade da impressão de próteses exatas com menor chance de rejeição
03 de Julho de 2017
Uma das últimas inovações da tecnologia de impressão 3D pode mudar a seu relacionamento com o dentista. Isso acontece porque pesquisadores holandeses da Universidade de Groningen estão trabalhando no desenvolvimento de um dente impresso em 3D, prototipagem rápida em odontologia, produzido com um plástico antimicrobiano que mata as bactérias responsáveis pela cárie.
Imagine os dentes se mantendo brancos e imaculados ao longo dos anos, sem todo aquele acumulo de bactérias responsáveis por causar os problemas dentários. Embora a ideia de ter um dente impresso em Prototipagem Rápida em Odontologia dentro de sua boca possa não parecer tão interessante, ainda é melhor que aguentar a dor causada por um dente estragado.
Para os pesquisadores o maior desafio foi encontrar o material certo para desenvolver o dente que combate as cáries. Nesse caso, os pesquisadores adicionaram sais antimicrobianos de amônio quaternário dentro dos polímeros de resina dentária. Uma vez que esta mistura é colocada dentro da impressora 3D, ela pode ser endurecida pela luz ultravioleta e usada para imprimir através da prototipagem rápida em odontologia dentes substitutos em três dimensões.
No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido antes que essa tecnologia de impressão 3D se torne uma realidade. A inovação holandesa de impressão 3D, ainda não esta apta à passar por testes clínicos, e também nunca foi testada numa boca humana. Além disso, não está claro como o dente pode reagir à escovação e à aplicação da pasta de dente.
Veja também: Impressão 3D na medicina
Esses são somente protótipos dentários que ainda não estão disponíveis para testes clínicos. No entanto, não podemos ignorar a crescente participação da tecnologia de impressão 3D no ramo da medicina e odontologia. Usando impressoras 3D foram realizadas diversas tentativas de “bioimprimir” ossos humanos, pele, tecidos e órgãos (como rins e fígado). De acordo com a empresa de pesquisa IDTechEX, o mercado médico e odontológico de impressoras 3D pode ter um crescimento de R$867 milhões até o ano de 2015.