As impressoras 3D invadiram o ramo da arquitetura, pois a prototipagem rápida reduz o tempo e a quantidade de mão de obra necessária para criar um modelo detalhado e preciso, capaz de comunicar de forma efetiva o conceito exclusivo de cada projeto aos clientes.
03 de Julho de 2017
Um dos principais pontos da prototipagem na arquitetura, o desenvolvimento de maquetes é extremamente importante. É através delas que o cliente pode visualizar versões reais dos projetos que estão sendo criados. Entretanto o processo de criação de um modelo é minucioso e exige grande investimento em mão de obra qualificada e tempo. Replicar com precisão os detalhes em tamanho reduzido é demorado, difícil e caro. Por causa disso muitos modelos são criados ignorando esses detalhes pequenos e extremamente significativos, afinal são eles que fazem a diferença no designer, tornando-o único. A ausência desses detalhes pode ter um impacto negativo no processo de tomada de decisão da compra pelo cliente.
As impressoras 3D invadiram o ramo da arquitetura e prometem acabar com esse problema, pois a prototipagem na arquitetura reduz o tempo e a quantidade de mão de obra necessária para criar um modelo detalhado e preciso, capaz de comunicar de forma efetiva o conceito exclusivo de cada projeto aos clientes.
A tecnologia de impressão 3D pode replicar elementos finos de design, em escala, com total precisão em apenas algumas horas, a uma fração do custo dos modelos produzidos com as técnicas tradicionais. Os protótipos são impressos com material durável, com riqueza de detalhes e surpreendentemente similar, utilizando uma variedade enorme de materiais.
Para que a impressão 3D seja fiel ao projeto é preciso criar um modelo em 3D com todos os detalhes da estrutura. Não podemos esquecer que o objetivo do modelo, ou protótipo, é conquistar o cliente, e a prototipagem na arquitetura é mais uma ferramenta que vai auxiliar nessa empreitada, criando fantásticas maquetes impressas com a tecnologia 3D.
Existem outras aplicações para a impressão 3D dentro da arquitetura, além do desenvolvimento de maquetes. A tecnologia de impressão 3D para prototipagem na arquitetura já vem sendo utilizada na construção civil, um ramo da indústria que impacta diretamente a arquitetura, pois os arquitetos têm disponível mais uma tecnologia capaz de acelerar a construção de imóveis.