Solicitar Orçamento
Tree Models | Impressão, Modelagem e Prototipagem 3d Tree Models | Impressão, Modelagem e Prototipagem 3d

Prototipagem FDM

A prototipagem 3D FDM é uma tecnologia de produção de objetos em 3D. O diferencial é a concepção de protótipos utilizando termoplástico de padrão, sendo a única de sua categoria que trabalha com este tipo de material.

01 de Julho de 2017

Tree Models | Prototipagem FDM

A prototipagem FDM é uma impressionante tecnologia de produção de objetos tridimensionais, sejam eles simples ou sofisticados, que foi desenvolvida pela Stratasys. O grande diferencial dessa tecnologia é a concepção de protótipos utilizando termoplástico como padrão, sendo a única de sua categoria que trabalha com este tipo de material.
A tecnologia de impressão 3D conhecida como FDM, Modelagem por Deposição de Material Fundido (Fused Deposition Modeling), ou prototipagem FDM, trabalha com filamentos plásticos ou fio de metal, que saem de uma bobina e são enviados para um bico de extrusão, que tem como função ligar e desligar o fluxo desse material.
Nesta tecnologia de prototipagem FDM 3D, filamentos de resina termoplástica aquecidos são empurrados através de uma matriz que possui o formato de uma ponta, que faz movimentos de plano X-Y. Esses são movimentos similares ao que o confeiteiro faz quando vai confeitar um bolo. Assim a matriz de extrusão vai depositando filetes, bem finos, de material na superfície de construção, criando a primeira camada do objeto.

 

Filamentos de ABS em prototipagem FDM

 

A plataforma possui uma temperatura menor que a do material utilizado para criar as camadas, o que ajuda a resina a solidificar mais rápido. No final desse processo a plataforma de extrusão se desloca ligeiramente para baixo e a matriz de extrusão traça a segunda camada de resina sobre a primeira, processo que é repetido sucessivamente até que o objeto seja finalizado. Alguns suportes são construídos no decorrer desse processo. Esses suportes são criados com um material mais fraco que o utilizado nas peças. 
O material mais utilizado nessa técnica são os filamentos plásticos de ABS (Acrinolitrila Butadieno Estireno) e o PLA (Acido Poliláctico). Embora tenhamos muitos outros tipos de materiais disponíveis no mercado, que variam as propriedades.
A prototipagem FDM é indicada para aqueles que estão em busca de uma opção rápida e de baixo curso. Na Tree Models Impressão 3D você encontra essa tecnologia disponível para o seu projeto. Consulte-nos antes de fechar o seu projeto.

Entre em contato

Adicionar Arquivo
Arquivo até 180 MB. Formatos válidos: png, gif, jpg, pdf, zip, rar, stl, obj, 3mf, wrl, ply, cad
0%