Adidas lança tênis impresso em 3D e apresenta futuro dos calçados personalizados e customizados, que garante sapatos confortáveis e que vestem perfeitamente
24 de Maio de 2017
A Adidas lançou um tênis impresso em 3D, no qual usou a tecnologia de impressão 3D para fabricar a sola. A empresa planeja produzir em massa produtos com essa tecnologia ainda no próximo ano. Produção que faz parte de uma estratégia de expansão da empresa alemã de roupas esportivas, seguindo uma tendência de mercado e mudanças na indústria da moda, com o objetivo de criar produtos mais personalizados.
Apesar da Adidas já disponibilizar em seu site a opção de personalização de cores e estampas de seus produtos. Essa nova tecnologia de impressão 3D vai acelerar a produção de baixa tiragem, edições limitadas de seus produtos e o design da sola, que vai permitir o ajuste do peso e da marcha individual dos tênis impresso em 3D de maneira mais econômica.
Outras empresas concorrentes como a Nike e a New Balance já usaram a tecnologia de impressão 3D, mas só para a criação de protótipos, solados adaptados para atletas patrocinados e alguns lançamentos de alto custo. Isso ocorre porque as impressoras 3D disponíveis são mais lentas, os equipamentos mais caros e muitas vezes produz um produto de qualidade inferior a tecnologia já utilizada. Por isso a Adidas fez uma parceria com a startup Carbon, que está instalada no Vale do Silício e desenvolve impressoras 3D que utilizam resina líquida e imprimem 10 vezes mais rápido.
Veja também: Impressão 3D fácil
O processo DLS, e garantiu que a tecnologia desenvolvida é capaz de imprimir concorrer com solas produzidas pelo processo de injeção usado atualmente, com velocidade e custo que permitem a produção em massa. O Futurecraft 4D, como foi chamado o tênis impresso em 3D, terá uma produção de 5 mil pares em seu primeiro lote previsto para este ano ainda, e de 100 mil pares até o final de 2018, sendo que um lote de 200 pares destinados a distribuição exclusiva será produzida antes.No final de 2016 a Adidas já havia mostrado um tênis impresso em 3D chamado 3D Runner, só que esse foi produzido numa tiragem menor.
Leia o texto na íntegra em: https://goo.gl/VgB6fm