A tecnologia de impressão 3D está sendo utilizada na fabricação de próteses em países de baixa renda e ajudando a melhorar a vida das pessoas em lugares remotos
19 de Setembro de 2017
A tecnologia de impressão 3D já presente no setor médico e odontológico, com ela é possível criar próteses em 3 dimensões com mais agilidade e precisão. Através da impressão 3D para próteses a rapidez com que implantes e procedimentos protéticos e odontológicos vêm sendo realizadas auxilia na transformação da saúde e da vida das pessoas.
Em muitos países subdesenvolvidos, de baixa e média renda, somente de 5 a 15% da população que necessita de próteses, como membros artificiais, têm acesso a esse tipo de tecnologia. Em locais remotos e perigosos profissionais capacitados quase não existem, assim como esse tipo de procedimento é muito caro.
Os membros artificiais mal executados e que não possuem um bom encaixe podem dificultar ainda mais a vida de quem precisa de próteses, causando feridas na pele, machucados por pressão e fadiga muscular.
Assim, tentando acabar com alguns desses problemas, empresas começaram a realizar testes com a tecnologia de impressão 3D para próteses em Togo, Madagascar e Síria. Usando um scanner 3D leve e pequeno para criar um modelo digital do membro amputado.
Através do software de modelagem 3D esse molde pode ser adaptado segundo as necessidades de cada paciente antes de ser enviado para a impressora 3D. Para produzir o modelo a impressora utiliza milhares de camadas de aditivo termoplástico para criar uma peça personalizada que corresponde, perfeitamente, à forma do membro amputado do paciente.
Contando apenas com 19 participantes o teste ainda está iniciando, mas os resultados preliminares mostraram que os modelos criados por meio da tecnologia de impressão 3D para próteses são uma alternativa segura e efetiva para os métodos atuais. O processo todo economiza tempo para os profissionais da saúde e ainda contribui para uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Também é preciso destacar que os materiais utilizados na digitalização são portáteis e de manuseio, relativamente, simples.
Veja também: Prototipagem a favor do desenvolvimento de novos produtos
O desejo da equipe é que essa tecnologia possa alcançar pacientes dos lugares mais remotos e perigosos da região. Entretanto, muitos testes ainda precisam ser realizados para que essa tecnologia de impressão 3D para próteses possa ser oferecida para outros pacientes.