A tecnologia de impressão 3D vem ajudando as empresas de arquitetura a aproveitar melhor as oportunidades criando maquetes complexas com baixo custo e alta precisão.
01 de Julho de 2017A arquitetura tem como objetivo o desenvolvimento de um design bonito, sendo que ela trabalha com a combinação de forma e função para criar algo novo. Uma ideia criativa começa na mente e trazer esse conceito para a realidade a fim de que seus pares entendam já é um desafio, para os clientes então é mais desafiador ainda. A tecnologia de impressão 3D maquetes vem ajudando as empresas de arquitetura a aproveitar melhor as oportunidades.
Isso é possivel criando maquetes complexas e fabricadas com material mais durável, produzidos a partir de um modelo desenvolvido num software de modelagem 3D, como o CAD. Os modelos impressos em 3D são, particularmente úteis quando são usados para apresentar projetos de prédios muito altos. Pois os arquitetos podem usar o software de modelagem para simular sombras, porém o mais importante é que as maquetes podem mostrar os impactos do empreendimento no local que vai ser construído.
Uma grande vantagem da tecnologia de impressão 3D maquetes é a liberdade de forma. Os processos tradicionais de modelagem permitem que uma caixa seja criada rapidamente, mas quando se trata de objetos curvos o desafio e bem maior.
Com a impressão 3D maquetes o seu cliente pode visualizar o designer com mais riqueza de detalhes. Ao imprimir modelos mais detalhados, seus clientes conseguiram observar com mais precisão o seu projeto final. Através da tecnologia de impressão 3D o tempo gasto como a criação de maquetes é reduzido. Utilizando uma impressora 3D diminui, significantemente, o tempo e a despesa gastos com construção de maquetes, que muitas vezes exigem detalhes muito delicados. As maquetes impressas em 3D são mais resistentes que as tradicionais, e não irão se deformar ou rachar com o tempo.
Por meio da tecnologia 3D dá pra criar uma biblioteca de peças reutilizáveis. Graças a impressão 3D a inovação está ao seu alcance, por exemplo, quando projetos diferentes utilizam as mesmas peças, é possível imprimir uma e fazer um molde, e com o molde pronto duplicar a peça é bem mais simples.