Chuck Hull desenvolveu a tecnologia de impressão 3D invenção no final da década de 1980, ele criou um equipamento que usa o método aditivo para criar peças 3D
01 de Julho de 2017Apesar de parecer algo recente a tecnologia de impressão 3D é mais antiga do que imaginamos. A impressão 3D invenção ocorreu no final da década de 1980. Quando Chuck Hull pensou que se conseguisse empilhar milhares de camadas finas de plástico uma sobre a outra e, em seguida, gravar a sua forma usando a luz, ele seria capaz de criar um objeto tridimensional.
Depois de um ano testando essa sua ideia, durante horas num cômodo de fundo que servia de laboratório, ele, finalmente, desenvolveu um sistema no qual a luz brilhava num cubo de fotopolímero (um material que vai do estado líquido para o sólido e que solidifica quando a luz passa por ele traçando a forma do objeto). No qual as camadas são impressas em sequência até que o objeto esteja finalizado.
Assim que patenteou a sua impressão 3D invenção Chuck criou a empresa 3D Systems para poder comercializar o seu novo método de produção e saiu em busca de investidores, ao que conseguiu arrecadar 6 milhões de dólares de um investidor canadense e clientes, usando fitas de vídeo para mostrar o seu equipamento. O primeiro equipamento comercial foi lançado em 1988 e se tornou um sucesso entre os fabricantes de automóveis, no setor aeroespacial e para empresas que produziam equipamentos médicos.
Logo a Mercedes-Benz e a General Motors estavam usando a tecnologia da 3D Systems, a empresa vendeu impressoras, matéria prima e softwares, para construir protótipos. Mas foi só quando a tecnologia impressão 3D invenção começou a ser utilizada na área médica que a sua criação mostrou toda a sua capacidade “Fiquei muito surpreso, nunca imaginei que alguém pudesse usar a minha tecnologia dessa maneira”.
Quando Hull desenvolveu impressão 3D invenção ele comentou com a sua esposa que levaria de 25 a 30 anos para que a sua tecnologia entrasse nos lares. Essa previsão revelou-se assertiva, visto que com o aumento da demanda comercial de impressoras 3D, nos últimos anos, a tecnologia de impressão 3D se tornou mais acessível.
As possibilidades da tecnologia de impressão 3D parecem infinitas, poderemos imprimir desde alimentos a produtos farmacêuticos em casa. Hull é um homem modesto que possui mais de 93 patentes só nos EUA e 20 na Europa, e que ainda consegue se surpreender com todas as possibilidades da tecnologia de impressão 3D.