A tecnologia de impressão 3D em odontologia é utilizada para produzir coroas e pontes em cerâmica ou ligas de metais que substituem dentes perdidos.
19 de Setembro de 2017
Assim como a impressão digital cada conjunto de dentes é único. Isso significa que quando surgem os problemas dentários a solução precisa ser personalizada. Por isso a impressão 3D em odontologia é a solução adequada, porque possui a vantagem de produzir projetos personalizados rapidamente. A impressão 3D produz modelos em alta resolução que são apropriados para a odontologia.
Um dos procedimentos mais comuns em odontologia é o uso de coroas e pontes para substituir dentes danificados ou perdidos. Com a impressão 3D os dentistas podem usar uma infinidade de materiais, os mais comuns são cerâmica e ligas de metais para produzir esses substitutos.
Com a tecnologia de impressão 3D em odontologia é possível imprimir modelos de coroas e pontes em alta resolução. Esses modelos podem ser fixados no metal através de um processo conhecido como fundição de investimento. A parte impressa é usada como um molde e depois queimada para criar um negativo oco, o metal é então adicionado para criar uma coroa ou ponte.
Verificar o encaixe da prótese antes de fixá-la nos dentes do paciente é extremamente importante. Por isso depois de scanear a boca de um paciente usando o Scanner 3D a tecnologia de impressão 3D em odontologia permite a produção de um modelo em três dimensões dos dentes de um paciente para testar o ajuste dos componentes das próteses
A perfuração dentaria exige um alto grau de precisão, pois se o nervo errado for atingido isso pode causar grandes problemas para os pacientes e, na pior das hipóteses, causar paralisia facial parcial. A tecnologia de impressão 3D em odontologia melhora os resultados dos procedimentos e a confiabilidade no processo como um todo.
A tecnologia de impressão 3D está sendo utilizada para criar guias funcionais para os cirurgiões ortodônticos. Os dentes do paciente é scaneado, em seguida, guias são criadas no modelo 3D para acomodar inserções de perfuração em metal. Durante a cirurgia a guia é colocada sobre os dentes do paciente e usada para alinhar a broca, resultando em maior precisão do procedimento.