Um designer pode facilmente converter um design gráfico num objeto físico através da tecnologia de impressão 3D.
01 de Julho de 2017Embora a impressão 3D tenha sido um tema bastante contestado durante algum tempo, todo o potencial da tecnologia de impressão 3D está apenas começando a ser apresentado. À medida que começa a ser valorizada pelos consumidores e transforma a produção industrial consideravelmente, inaugurando uma nova era. Igua o que ocorreu no período da revolução industrial no século XIX. Além disso, a revolução causada pela impressão 3D criara novas formas de capacitar os designers, permitindo que eles se tornem mais criativos e influentes, e também mais próximos do consumidor final.
A tecnologia de impressão 3D combina o melhor dos mundos da revolução pré e pós-industrial: a facilidade de criar um produto usando uma máquina, com o alto nível de personalização encontrado nos produtos artesanais exclusivos. Uma vez que cada item é produzido separadamente, um designer criativo pode ajustar o design para criar muitas variações do mesmo produto (em cores, formas ou detalhe, por exemplo) sem afetar o seu custo.
Normal empresa que desenvolve fones de ouvido personalizados, e a Organovo que desenvolve órgãos para transplantes que combinam perfeitamente com o paciente, são exemplos de empresas que adotaram esse processo de produção personalizado.
Um designer pode facilmente converter um design gráfico num objeto físico através da tecnologia de impressão 3D, no mesmo local que o produto foi desenvolvido e impresso. Alguns designers mudaram para a prototipagem rápida usando a impressão 3D para criação de modelos. Outra novidade é que os projetos concluídos podem ser enviados para o consumidor final, que também pode imprimir o produto usando equipamentos de impressão 3D em casa, ou de um serviço oferecido por empresas terceirizadas. Permitindo um relacionamento direto com o consumidor, isso faz com que os designers eliminem os intermediários, incluindo grandes fabricantes, distribuidores, empresas de transportes, atacadistas e varejistas. A impressão 3D não só estimula a criatividade dos designers que podem desfrutar de mais liberdade e flexibilidade em seu trabalho, mas também coloca o produto e todo o processo nas mãos do designer.