Os materiais mais utilizados na impressão 3D são os termoplásticos PLA e o ABS, mas existem muitos outros disponíveis no mercado
09 de Agosto de 2017
Os materiais mais utilizados na impressão 3D são os termoplásticos PLA e o ABS, mas existem muitos outros disponíveis no mercado. Sendo que a impressão 3D ABS é a mais utilizada por quem deseja criar objetos 3D mais resistentes.
Existem, ainda, no mercado diversos tipos de materiais utilizados como filamentos de impressão 3D como o nylon, o policarbonato, a fibra de carbono, o polipropileno e muito muitos outros.
Também encontramos materiais especiais que conduzem eletricidade ou brilham no escuro. Com uma oferta tão grande de material ficou mais fácil criar objetos 3D funcionais, bonitos e de alta resolução. Vamos falar um pouco sobre a impressão 3D ABS. Uma das opções de serviços que você encontra no catalogo Tree Model. O ABS é o segundo filamento mais popular, só perde para o PLA em preferência.
Entretanto se compararmos a resistência o ABS é moderadamente superior ao PLA, apesar de ser um pouco mais difícil de imprimir. Por isso o ABS é muito usado para imprimir objetos domésticos como brinquedos e capacetes de bicicletas. Os objetos produzidos com o ABS possuem alta durabilidade e capacidade de suportar altas temperaturas. Entretanto o ABS precisa de uma temperatura muita alta de impressão, tende a deformar durante o resfriamento e o seu processo de impressão levanta muita fumaça. Para que a impressão 3D ABS produza objetos 3D é necessário um ambiente muito bem ventilado.
O ABS é um ótimo material para ser utilizado na prototipagem 3D porque é fácil de ser colado, lixado, pintado e usinado. Com esse material dá para obter bons resultados de detalhamento das peças, bem como pode ser colorido facilmente, ao contrário de outros filamentos plásticos.
Veja também: Brindes corporativos impressos em 3D
Apesar de ser considerado um material inofensivo, pois não possui nenhum tipo de substância cancerígena na sua composição, como também ainda não foram comprovados efeitos adversos relativos à sua exposição, a impressão 3D ABS não é recomendada para a produção de implantes médicos. Se o seu projeto necessita de um material barato, forte e rígido que suporte bem aos impactos externos o ABS é uma boa escolha.